Matérias

Estrela pode ter estruturas alienígenas

19.10.2015, 20h08 Por noticias.band 4244 Comentários

Depois de mais de quatro anos de observações com o Telescópio Espacial Kepler, da Nasa, cientistas descobriram entre duas constelações uma estrela considerada incomum, que pode ter orbitando em sua volta estruturas alienígenas.

A estrela, nomeada KIC 8462852, foi descoberta em 2011 e fica a 1480 anos-luz da Terra. Ela chamou atenção dos cientistas por emitir padrões de luz diferente de outras 150 mil estrelas que o telescópio captava e possuir objetos considerados inexplicáveis orbitando ao seu redor.

“Nunca vimos nada como essa estrela", afirmou Tabetha Boyajian, doutora da Universidade Yale, ao The Atlantic. “Era muito estranha. Pensamos que poderíamos estar recebendo dados corrompidos ou danificados devido ao movimento da nave, mas não, tudo estava nos conformes.”

Segundo Boyajian, as explicações para os dados obtidos através da análise da estrela variam desde um erro de informações, ou problemas em instrumentos, até estilhaços de asteroides ou uma recente colisão planetária.

"Ao considerar as limitações de observação em aglomerados de pó que orbitam uma estrela normal de sequência principal, é possível concluir que o cenário mais consistente com os dados em mãos é a passagem de uma família de fragmentos de exocometas, todos os quais estão associados a um único evento de dissolução anterior", aponta um artigo escrito pela cientista.

Segundo o astrônomo Jason Wright, da Penn State University, existe a possibilidade de que, na verdade, exista na órbita da estrela megaestruturas construídas para captar energia dela.

“Quando (Boyajian) me mostrou os dados, fiquei fascinado com quão louco parecia", afirmou Wright à mesma publicação. "Aliens são sempre a última hipótese que consideramos, mas isso parece ser o tipo de coisa que você esperaria que uma civilização alienígena construiria.”

Para aprofundar a análise da KIC 8462852, Boyajian propôs que ondas de rádio massivas sejam enviadas na direção da estrela.

Veja 20 fotos incríveis do espaço:

Comentários